Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Pedagoga pela UNEB e Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho. CONTATO: ivelima1973@gmail.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Professor: que profissional é esse?

Gosto muito do filme " A Língua das Mariposas". Penso que define muito bem este papel...


A Língua das Mariposas aborda a temática do ingresso da criança na educação escolar, através da história do menino Moncho (Manuel Lozano), de sete anos. O foco da trama está na relação professor-aluno, já que se traz o referencial deste profissional como humano, caloroso, próximo e paciente, além de ser erudito, pesquisador e admirado pela comunidade.

A abordagem do filme remete ao papel do educador como definidor do nível de interesse e aprendizagem pelo seu próprio exemplo, pela sua conduta e principalmente pela relação que estabelece com seu aluno. O ingresso na escola é um grande desafio para a criança e, neste sentido, a figura do professor ganha destaque tanto quanto a forma com que conduz seu trabalho.

Fica claro no filme que as práticas pedagógicas utilizadas pelas instituições escolares neste período estão firmemente pautadas na disciplina e na manutenção da ordem como forma de preparar os indivíduos para a vida em sociedade, para a manutenção da ordem social, para temer a autoridade máxima e principalmente para não questionar.

Em contrapartida, o filme traz a figura de Don Gregório que, dentro do contexto educacional da época retratada as idéias de Marx, tendo em vista que a atitude desse educador contrasta com posicionamentos mais fortes e autoritários dos demais professores da época, ao permitir a socialização de conhecimentos, por incentivar a pesquisa o questionamento e, portanto, a apropriação do saber por parte do aluno. Don Gregório ensina a seus alunos novas posturas perante o mundo, onde as pessoas devem se respeitar, ter sensibilidade e jamais abandonar seus ideais.

Nas entrelinhas do filme há críticas à repressão política, ideológica, social ou cultural representada pelo fascismo na Espanha, pela análise do contexto da Guerra Civil Espanhola. Don Gregório representa o próprio espírito questionador, investigador do ser humano, que não se cala diante do que está posto como fato e busca sempre mais.

Este filme é recomendado para trabalhar com educadores por ser rico em aspectos referentes à prática pedagógica, à relação professor/aluno e à própria formação deste profissional, além de tocar em aspectos referentes ao próprio modelo de instituição escolar e de educação que está presente na sociedade.

CUERDA, José Luis. A Língua das Mariposas. Espanha, 1999. Roteiro de Rafael Ascona, Manuel Rivas e José Luis Cuerda 

Nenhum comentário: